sábado, 14 de novembro de 2015

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - NOVEMBRO

MEDITAÇÕES DIÁRIAS PARA MULHERES QUE AMAM DEMAIS

1 de Novembro
         Alguns homens são tão dependentes de relacionamento quanto qualquer mulher pode ser, e seus sentimentos e comportamentos resultam nos mesmos tipos de experiência e dinâmicas da infância. Entretanto, a maioria dos homens que sofreram na infância tenta proteger-se e evitar a dor por meio de buscas que são mais externas do que internas, mais impessoais do que pessoais. Os homens costumam direcionar as obsessões para trabalho, os esportes ou hobbies, ao passo que as mulheres não. Em vez disso, elas tendem a concentrar intensamente suas obsessões num relacionamento -talvez exatamente com um desses homens sofridos e distantes.

2 de Novembro
         Todas tendemos a negar aquilo que é muito doloroso ou ameaçador para ser aceito.

3 de Novembro
         Uma das ironias da vida é que nós, mulheres, somos capazes de reagir com tanta simpatia e compreensão ao sofrimento a vida de outra pessoa, e ao mesmo tempo permanecer tão cegas à (e pela) dor em nossa própria vida.

4 de Novembro
         Desvie sua atenção afetuosa para longe de sua obsessão por um homem e a direcione para sua própria vida.

5 de Novembro
         Amar demais é um modelo de comportamento aprendido cedo e praticado habilmente, e desistir dela será assustador, ameaçador e constantemente desafiador.

6 de Novembro
         Nosso corpo físico não pode mentir. Conseqüentemente é um importante indicador do que realmente sentimos. No entanto, para algumas de nós, sentirmo-nos incomodadas é um estado ao qual estamos acostumadas há tanto tempo que nem se quer percebemos, até que começamos a nos recuperar e passamos a viver sem sentir um nó no estômago.
         Uma vez que nós tenhamos recuperado e possamos sentir a diferença, é menos provável que façamos coisas e vivamos maneiras que faça esse nó voltar.

7 de Novembro
         Amar demais não significa amar muito homens ou se apaixonar com muita freqüência ou ter por outra pessoa um amor autêntico muito profundo. Significa, na verdade, está obcecada por um homem e chamar isso de amor.

8 de Novembro
         O que todos os relacionamentos doentios têm em comum é a incapacidade dos parceiros de discutir os problema originais. Podem haver outros problemas que sejam discutidos, freqüentemente a exaustão, mas esses quase sempre encobrem os desejos subjacentes que levam o relacionamento se desgastar. É o grau de sigilo -a incapacidade de conversar sobre esses problemas originais e não o rigor deles- que define como um relacionamento se desgasta e como seus membros são severamente afetados.

9 de Novembro
O fato de que os homens mais atraentes para nós são aqueles que parecem carentes faz sentido se entendemos o desejo de sermos amadas e ajudadas como a origem de nossa atração.

10 de Novembro
         Se algum dos seus esforços em benefício dele incluem:
·          comprar roupas para que ele melhore de aparência;
·          encontrar um terapeuta e implorar que ele o veja;
·          financiar hobbies caros para ajudá-lo a utilizar melhor o tempo;
·          passar por dilacerantes mudanças geográficas porque 'ele não está feliz aqui';
·          dar-lhe a metade de suas propriedades e posses ou todas elas para ele não se sentir inferior a você;
·          garantir-lhe um lugar para viver de forma que possa sentir-se seguro;
·          permitir que abuse de você porque 'porque ele nunca pôde exprimir seus sentimentos antes'; ou
·          encontrar um trabalho para ele,
         você está indiscutivelmente amando demais.

11 de Novembro
         Se ao nos relacionássemos com homens que fossem tudo o que queríamos, para que eles precisariam de nós? Todo esse talento ( e compulsão) para ajudar não teria como expandir-se. Uma parte importante de nossa identidade estaria sem função. Então escolhemos homens que não são como queremos – e continuamos a sonhar.
12 de Novembro
         Relacionamentos verdadeiramente doentios são, para nós, como drogas pesadas. Os dramáticos momentos de prazer e depressão criam igualmente poderosas distrações para nossas próprias vidas e sentimentos. Sem um homem assim no qual nos concentrarmos, entramos num estado de abstinência, freqüentemente com muito dos sintomas físicos e emocionais que acompanham um verdadeira abstinência de drogas: náusea, suor, calafrios, tremedeiras, desassossego, pensamento obsessivo, depressão, insônia, pânico e ataques de ansiedade. Num esforço para abandonar esses sintomas, voltamos para os parceiros anteriores ou buscamos desesperadamente um novo parceiro.

13 de Novembro
         Todas as mulheres quem amam demais carregam a provisão emocional de experiências que pode levá-las a usar substâncias que alterem o estado de consciência a fim de escapar de seus sentimentos. E filhos de dependentes químicos tendem igualmente a herdar uma predisposição genética para o uso de tais substâncias.
         Qualquer dependência química deve ser tratada primeiramente, antes de abordar a dependência de relacionamento, pois o uso de substâncias que alterem o estado de consciência torna impossível a abstinência de outros comportamentos dependentes, inclusive todas as nossas variedades favoritas de amar demais.

14 de Novembro
         Quando você desculpa a rabugice, o mau humor, a indiferença e as descortesias dele como sendo problemas causados por uma infância infeliz e tenta torna-se a terapeuta dele, você está amando demais.

15 de Novembro
         Achamos o homem instável excitante, o inseguro desafiador, o imprevisível romântico, o imaturo charmoso, o mal-humorado misterioso. O homem irritado precisa de nossa compreensão. O infeliz de nosso consolo. O inadequado de nosso encorajamento e o frio de nosso calor. Mas somos incapaz de 'consertar' o homem que está bom do jeito que está.

16 de Novembro
         Todas temos reações emocionais forte em relação a palavras como alcoolismo, incesto, violência e vício, e às vezes não conseguimos olhar realisticamente para nossa própria vida porque estamos muito amedrontadas com a possibilidade de ver esses rótulos aplicados a nós ou às pessoas que amamos. Lamentavelmente nossa incapacidade de usar as palavras quando elas são pertinentes muita vezes nos impede de busca ajuda adequada.

17 de Novembro
         Obstinação significa acreditar que somente você tem as respostas. Deixar de lado a obstinação significa estar disposta a manter-se firme, ser aberta e esperar por orientação.

18 de Novembro
         Quando amamos demais, todo encontro sexual carrega nosso empenho de mudar esse homem. Cada beijo e cada toque servem para mostrar a ele como o achamos especial e valioso, quanto é admirado e querido. Temos certeza de que uma vez que ele esteja convencido do nosso amor, se transformará em que realmente é, despertando a personificação de tudo que desejamos e precisamos que seja.

19 de Novembro
         Atrás de todos os nossos esforços para mudar o outro está basicamente um motivo egoísta, uma crença de que por meio da mudança dele ficaremos felizes. Não há nada errado em querer ser feliz, mas situar a fonte essa felicidade fora de nós mesmas, nas mãos de outra pessoa, significa que estamos rejeitando nossa habilidade de mudar nossa própria vida para melhor e recusando-nos assumir a responsabilidade ao agir dessa maneira.

20 de novembro.
         O que manifestamos em nossa vida é um reflexo do que se encontra no fundo do nosso ser: as crenças a respeito de nosso valor, nosso direito à felicidade, o que merecemos da vida. Quando essas crenças mudam, muda também nossa vida.

21 de novembro.
         Reconheça o que é a realidade e permita que ela seja como é, sem precisar mudá-la. É aí que se encontra uma felicidade resultante não da manipulação de pessoas ou condições exteriores, mas do desenvolvimento da paz interior, mesmo diante dos desafios e dificuldades.


22 de Novembro
         Não existem enganos na vida, somente lições; então aprenda um pouco do que a vida quer lhe ensinar.

 23 de novembro
         Quando deixa de culpar os outros e assume a responsabilidade pelas próprias escolhas, você se torna livre para adotar todo tipo de opções que não estavam disponíveis quando você se achava vítima dos outros. Isso a prepara para começar a mudar aquelas coisas na vida que ou não são boas para você, ou já não lhe satisfazem ou interessam mais — para deixar de lado o que você superou e se aventurar por novos caminhos e projetos.

24 de novembro
         É comum que as pessoas com dependência se unam a outras como elas. E então cada uma tenta controlar o problema da outra.

25 de novembro
         Faça, por dia duas coisas que não queira fazer, a fim de se expandir e ampliar a idéia sobre quem você é e o que é capaz de fazer.

26 de Novembro
         Tanto o alcoolismo quanto o amor excessivo são doenças sutis em seus estágios iniciais. Quando se torna óbvio que alguma coisa muito destrutiva está acontecendo, a tentação é observar e tratar as manifestações físicas – fígado ou pâncreas do alcoólatra ou nervos ou a pressão alta de uma mulher dependente de relacionamento- sem avaliar com exatidão o quadro na totalidade. É vital encarar esses 'sintomas' no contexto global da doença que os criaram e reconhecer a existência delas o mais cedo possível para interromper a destruição contínua da saúde emocional e física.

27 de Novembro
         Aprenda a se dar coisas. Dê-se tempo, dê-se atenção. Precisamos aprender que nós mesmas podemos ser fontes de coisas boas para nossa vida.
  
28 de Novembro
         Se você evita gastar tempo e dinheiro na própria recuperação porque lhe parece um desperdício, considere quanto tempo e dinheiro gatou tentando evitar o sofrimento causado ou pelo o envolvimento numa relação infeliz, ou pelo fim dessa relação. Beber, usar drogas, comer demais, fazer viagens para fugir de tudo, repor coisas (suas ou dele) que foram quebradas em ataques de fúria, faltar ao trabalho, fazer ligações interurbanas caríssimas para falar com ele ou com alguém que você espera que entenda os seus problemas, comprar presente para ele para fazer as pazes, comprar presente para você mesma para ajudar a esquecer, passar dias e noite chorando por ele, negligenciar sua saúde a ponto de ficar seriamente doente – a lista das maneiras que gastou tempo e dinheiro por amar demais é provavelmente longa o bastante para lhe causar desconforto ao olhar para ela com honestidade. A recuperação requer que você esteja disposta a investir pelo menos a mesma quantia para melhorar. E como um investimento, é garantido que receba agradáveis dividendos.

29 de Novembro
         Alcançamos uma auto percepção a partir daquilo que fazemos por nós mesma e da maneira como desenvolvemos nossas próprias capacidades. Se todos os seus esforços forem usados para ajudar os outros a se desenvolver, você fatalmente se sentirá vazia. Comece a nutrir e desenvolver suas capacidades agora.

30 de Novembro
         Desenvolver a espiritualidade significa basicamente abrir mão da obstinação, da determinação de fazer com que as coisas aconteçam do jeito que você acha que deveria acontecer. Em vez disso, você deve aceitar o fato de que talvez não saiba o que é melhor em certas situações, seja para você, seja para outra pessoa.


FONTE : MEDITAÇÕES DIÁRIAS PARA MULHERES QUE AMAM DEMAIS - Robin Norwood

Nenhum comentário:

Bibliografia do Blog


1. Apostila de Mada de Passos e Tradições- Rio de Janeiro

2. Mulheres Que Amam Demais – Robin Norwood

3. Meditações Diárias Pra Mulheres Que Amam Demais-
Robin Norwood

4. Amores que Matam -Patricia Faur