Texto do Mês


MULHERES QUE AGRADAM HOMENS CONTROLADORES


Indice:

1 - A necessidade de agradar.
2 - Como o ato de agradar aos demais faz naufragar a minha vida.
3 - De que forma sou controlada pelos homens.
4 - Minha resposta ao controle dele.
5 - Condicionada para agradar.
6 - A viagem do êxtase à agonia.
7 - Por que você fica?
8 - O ponto de ruptura.
9 - Soluções falsas para a "autofobia".
10 - Aprendendo a amar.


1 - A necessidade de agradar.

Num relacionamento com um homem controlador, ele age enquanto que você adota uma postura passiva. Ele impõe as regras e você as obedece, acreditando que quanto mais o agradar mais amor receberá dele. Entretanto, agradar este tipo de homem leva, inevitavelmente, à rejeição porque o que ele quer não é o amor mas o controle da situação. Ao perceber que tem o poder de controlá-la, pois mesmo mudando as regras do jogo, ainda assim você continua a agradá-lo, o que faz com que ele não a respeite mais e consequentemente leva à rejeição.



2 - Como o ato de agradar os demais faz naufragar minha vida.



Este tipo de homem pode provocar um perigoso desajuste emocional. Ele diz o que quer, e quando obtém aquilo que deseja a deixa de lado. Você se culpa, pensando que não o compreendeu bem e que deveria se esforçar mais.



O primeiro passo para se recuperar da "autofobia" é aceitar o fato de que agradar não leva a nada. Não garante amor nem aprovação. Na verdade, provoca uma reação oposta.



Viver para agradar um homem controlador não lhe trará a felicidade e nem tão pouco lhe dará segurança, porque:



1 - Não funciona: significa ser vulnerável a alguém que só quer te controlar.



2 - Você conseguirá sua aprovação real. Quando, finalmente, você tem uma atitude positiva do "homem da sua vida", não é você que ele está admirando e sim sua capacidade de se transformar naquilo que ele quer. São palmas pela sua boa atuação. Tornar-se dependente da aprovação dele significa afastar-se cada vez mais de si própria e de suas necessidades.



3 - Limita sua capacidade de aceitar o amor. Se a única coisa que lhe interessa é agradar, provavelmente você não será capaz de perceber os esforços que poderá estar fazendo para agradá-la e satisfazer suas necessidades. Como você não estimula a esse tipo de conduta, que é positiva, ele finalmente deixará de tentar e se utilizará do recurso de ser ainda mais controlador.



4 - Faz com que você perca o controle. Mesmo que seu objetivo maior seja o de agradá-lo, não pode evitar as emoções negativas, e dentre elas a raiva. Emoções que tem o poder de assustá-la por achá-las perigosas. Por ter uma postura centrada na necessidade de agradar não é capaz de entender que a raiva é um sentimento válido. Você acredita que se algo não funciona a culpa é sua porque é provocado pela falta de controle sobre estes sentimentos negativos. Por exemplo: diante dos abusos dele, você diz: "Tenho uma reação exagerada às coisas, o que acarreta problemas entre meu namorado e eu".



É bom levar em conta que:



a) O fato de agradar não garante o controle sobre suas emoções negativas;



b) não a faz sentir-se de bem com você mesma;



c) não a deixa experimentar o verdadeiro amor;



d) não compra segurança.



Tentar agradar um homem controlador a faz sofrer de uma doença chamada "autofobia", porque:



1- Você concentra sua atenção cada vez mais nele e menos em si mesma.



2- Você vive em constante ansiedade, sem saber qual será a próxima coisa que ele achará que está errada.



3- Experimenta a loucura das contradições e mudanças arbitrárias das regras que ele próprio impôs.



4- Vive uma existência superficial se esforçando, sem esperanças, em preencher um vazio que só pode ser preenchido interiormente.



Meu contrato de recuperação



Eu,............................................., no dia....../....../......, me comprometo a cumprir, no limite máximo de minha capacidade, os oito passos para a recuperação da autofobia.



Percebo que tenho uma forte necessidade de aprovação, e permito que, principalmente, os homens e/ou outras pessoas com as quais me relaciono, seja por laços familiares, por amizade ou por relações no ambiente de trabalho controlem minha vida. Percebo também que isso não é bom para mim e que nunca encontrarei a felicidade ou o verdadeiro amor enquanto permitir que isso aconteça. Quero me conhecer.

PASSO 1
CONTINUA NA PARTE  2

Bibliografia do Blog


1. Apostila de Mada de Passos e Tradições- Rio de Janeiro

2. Mulheres Que Amam Demais – Robin Norwood

3. Meditações Diárias Pra Mulheres Que Amam Demais-
Robin Norwood

4. Amores que Matam -Patricia Faur