sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Texto - Sentimentos


Sentimentos - UM CENTRO TRANQÜILO

Antes da recuperação, minha vida era um local de extremos. Particularmente, com relação aos meus sentimentos.
Três sentimentos primários dirigiam meus pensamentos, ações e relacionamentos: tristeza, raiva e alegria. Estes três sentimentos controlaram a minha vida. Eles me regeram. Eu não tinha nenhuma idéia de que poderia controlar minhas respostas à esses sentimentos. Constantemente, flutuei entre eles, girando em círculos, de um para outro, em questões de minutos.
Num determinado momento, meu terapeuta me diagnosticou como bi-polar. Porém, como minha recuperação progrediu e eu cresci emocionalmente, descobri que tinha uma escolha para os meus primitivos sentimentos básicos. Aprendi que era de minha responsabilidade, controlar a maneira de como dirigir estes sentimentos.
Acredite ou não, em meus 33 anos, nunca havia aprendido que não sou os meus sentimentos!
Agora, meus sentimentos já não me controlam mais. Também aprendi a sentir os sentimentos de tristeza, raiva e alegria. Existem muitas variações sutis de sentimentos entre estes extremos dos quais eu era completamente inconsciente.
O mais importante, é que entre estes sentimentos extremos, ou talvez ,à parte deles, descobri um perfeito ponto central de quietude absoluta. A Serenidade está no centro tranqüilo da tempestade. Serenidade é a escolha que faço apropriadamente, quando escolho responder para meus sentimentos: não reaja.
Serenidade é sentir todos os meus sentimentos com a consciência repleta de que não tenho que reagir à eles; não tenho que julgá-los. Somente reconhecê-los, identificá-los e calmamente aceitá-los. Observo a situação que os estão produzindo, e então, decido, conscientemente, dar a melhor resposta.
Quando meus sentimentos comandavam, minha vida era miserável. Então, comecei a prática de responder à meus sentimentos, e minha vida se encheu de serenidade. Os bons resultados começaram a acontecer.
A chave para o equilíbrio das forças entre minha cabeça e meu coração, estavam em meu poder desde o princípio, mas eu não sabia disto. Maturidade emocional não estava em meu currículo educacional.. Não fazendo uso deste poder, por não ter consciência, criei uma enorme miséria sem tamanho em minha vida e dos outros.
Eu sempre estou vivendo no centro tranqüilo? Não.
Às vezes meus sentimentos ainda me controlam ( de fato, estou aprendendo quando é certo os meus sentimentos estarem no controle).
Às vezes ainda reajo. Às vezes eu ainda sou paralisado pelo medo (uma variação da raiva).
Às vezes permito que as pessoas apertem meus botões e reajo muito depressa. Mas pelo menos, agora, reconheço o processo, se sempre uso isto ou não. Estou aprendendo a usar este processo – contudo, não faço isto com perfeição.
Cada dia é uma nova lição. Toda situação acrescenta no meu repertório de comportamentos saudáveis de recuperação. A consciência do processo, é uma meta de recuperação, e agora, estou agradecido e atento de como viver cooperativamente com meus sentimentos e conscientemente manter o equilíbrio da paz e da serenidade que minha vida merece.

Retirarada da literatura de (CODA)

Nenhum comentário:

Bibliografia do Blog


1. Apostila de Mada de Passos e Tradições- Rio de Janeiro

2. Mulheres Que Amam Demais – Robin Norwood

3. Meditações Diárias Pra Mulheres Que Amam Demais-
Robin Norwood

4. Amores que Matam -Patricia Faur