domingo, 1 de janeiro de 2012

Texto do Mês: AUTO ESTIMA


Auto-Estima
Às vezes deveríamos conceber-nos uma permissão fundamental: a permissão de sermos nós mesmas. Nem todas temos esse problema, mas, algumas de nós, têm uma imagem de si tão idealizada, elevada e irreal, que é impossível alcança-la. Outras desperdiçam toda a vida, esforçando-se para ser o que as outras pessoas esperam delas. Estão a lutar com todas as suas forças para ganhar a aprovação, o amor e a inveja dos outros. Caminham pela vida como "Sisifo", sem chegar jamais a empurrar a pedra até lá em cima, sem aprender uma das lições mais importantes da vida: os outros nunca podem dar-nos a nossa auto-estima.
A auto-estima é uma dádiva que só nós podemos dar a nós mesmas.
Atitude positiva: ao repetir os meus comportamentos positivos estes passam a ser firmes e fortes. Assim, acabo com meus sentimentos negativos que conduzem novamente ao fracasso.
Edison, quando estava inventando a luz eléctrica fracassou 99 vezes antes de triunfar, mas em cada fracasso aprendia o que teria que modificar, e, assim, chegou à grande descoberta. Para continuar desenvolvendo nossa auto-estima, podemos responder por escrito as seguintes questões:

Comportamentos:
Sou boa para mim própria?
Digo-me coisas agradáveis?
Gosto de estar comigo mesma?
Considero-me uma pessoa digna de atenção?
Coloco a minha integridade em primeiro lugar?
Penso em comprar para algum presente para mim?
Sei aceitar as minhas qualidades? E os meus defeitos?
Comparo-me frequentemente com as outras pessoas?
Reconheço que tenho o direito de errar?
Trato-me com carinho quando erro?
Fico satisfeita por melhorar?
Protejo minha serenidade?


Tomo consciência de que:

Os meus aspectos que me agradam são_________________________________


Tomo conta de mim quando_______________________________


Sou amiga de várias pessoas emocionalmente serenas__________


Estou ocupada a fazer o que quero__________________________


Estou a aproveitar as oportunidades ao meu redor_____________


Desprendo-me das minhas velhas ideias e limitações quando_____


Se queres ser a tua melhor amiga não te negligencies.

Texto do grupo MADA - madarecuperação

Nenhum comentário:

Bibliografia do Blog


1. Apostila de Mada de Passos e Tradições- Rio de Janeiro

2. Mulheres Que Amam Demais – Robin Norwood

3. Meditações Diárias Pra Mulheres Que Amam Demais-
Robin Norwood

4. Amores que Matam -Patricia Faur