quinta-feira, 21 de junho de 2012

Texto do MÊs: Limites, Dizer NÃO


Limites, Dizer NÃO
Texto do Grupo Mada Portugal


É importante sentir-me bem comigo mesma. Muitas vezes sinto raiva de mim e dos outros porque os deixo fazer coisas que me magoam, sem impor limites e sem lhes dizer Não. Isso deixa-me cheia de raiva e ressentimentos comigo e com os outros. Para evitar isso vou aprender a impor limites. Preciso saber dizer Não. Preciso defender os meus direitos e fazer respeitar os meus direitos, de forma objectiva. Vou praticar isto pouco a pouco.



Devo desviar a raiva e utilizar essa energia noutra direcção: quando fico zangada, fico ainda mais carregada. Há várias formas de descarregar a raiva, como caminhar, correr, tomar um banho quente, ver um filme, etc. Se entro numa discussão, a coisa fica cada vez pior. Devo sair da situação e parar de discutir. Depois, quando estiver calma, posso dizer a mesma coisaserenamente, sem agressões.



Eu posso escolher sempre: trocar de trabalho ou ficar nele, trocar de parceiro ou continuar com ele. Mas jamais conseguirei mudar outra pessoa. Preciso amar-me, cuidar de mim, ser fiel a mim, porque sou eu que terei que viver comigo mesma durante o resto da minha vida.



Tentarei usar os limites, sem agressão, para me sentir bem, para me valorizar e aceitar-me da maneira que sou.



Auto-avaliação:



1) Quando sou acusada injustamente eu.......................................................................................

2) Não posso defender-me porque..................................................................................................

3) Quando me defendo sem agredir...............................................................................................

4) Quando dou a minha opinião e me defendo...........................................................................

5) Quando não me deixo manipular e ser influenciada pelos outros.........................................

6) Quando coloco limites sem agressividade.................................................................................

7) Quando exponho claramente as minhas ideias que são diferentes......................................

8) Vou deixar de me sentir humilhada quando..............................................................................

9) Sinto-me mal quando....................................................................................................................







LIMITES: (Palestra de Liliana Bava, março 1979)



Normalmente nós, dependentes de pessoas, temos muita dificuldade em definir limites, até que ponto devem ir os limites, quais os limites que são justos ou não, os que devemos impor ou são exagero. Até quando e até onde devo dar amor ou ajuda? Até onde devo ir? Para que isso fique um pouco mais claro, fica aqui um teste. Cada uma deve responder ao teste mentalmente ou com ajuda das mãos. Daremos à mão direita valor positivo e à mão esquerda valor negativo. As opções 1 são sempre positivas e as opções 2 são sempre negativas.



Comecemos:



1) Estás numa festa e o teu parceiro está alcoolizado. Queres ir embora, mas ele insiste em guiar o carro.

- Opção 1: Fazes o possível para dirigir, procuras um taxi, ou ficas na festa. De qualquer forma, negas-te a entrar no carro enquanto for ele a guiar.

- Opção 2: Aceitas que ele dirija e passas por momentos desagradáveis.



2) O telefone toca enquanto estás a tomar banho.

- Opção 1: Deixas que o telefone continue a tocar e continuas no teu banho.

- Opção 2: Sais do chuveiro, molhando o chão por onde passas e atendes o telefone.



3) Alguém, que é importante para ti, pediu-te um empréstimo. O tempo passa e a pessoa não te devolve o dinheiro.

- Opção 1: Cobras o dinheiro.

- Opção 2: Ficas angustiada diante dessa falta de consideração mas ficas calada.



4) O teu chefe pede para ficares a trabalhar até mais tarde, mas tens um compromisso pessoal importante:

- Opção 1: Explicas que nesse dia vai ser impossível mas que farás o trabalho no dia seguinte, durante o horário normal de expediente.

- Opção 2: Desmarcas o teu compromisso e ficas a trabalhar. (Será que isto é para agradar ao chefe?)



5) O telefone toca. Outra pessoa atende. A chamada é para ti. É uma pessoa que é importante para ti e insiste em ser atendida. Mas tu estás muito ocupada e não podes falar. O que fazes?



- Opção 1: Dizes que tens muito trabalho e que nesse momento não tens tempo.

- Opção 2: Atendes o telefone, sentindo-te angustiada.



6) O teu parceiro muda inesperadamente de planos, e essa situação causa um certo conflito. O que fazes?

- Opção 1: Vais em frente com os teus planos iniciais e não te deixas atingir pelo problema.

- Opção 2: Mudas os teus planos e sofres os inconvenientes que isso te causa.



7) No trabalho, ou em casa, alguém perdeu alguma coisa e culpam-te.

- Opção 1: Dizes que não foste tu, que não sabes aonde o objecto está e continuas a fazer o que estavas a fazer.

- Opção 2: Transformas-te num detective e dedicas o teu tempo à procura de uma coisa que não perdeste e que não te pertence.



8) Alguém que não queres beijar aproxima o rosto esperando que tu respondas ao movimento.

- Opção 1: Negas-te a dar o beijo e estendes a mão para cumprimentá-lo.

- Opção 2: Beijas a pessoa, mas sentes-te violentada.



9) Fazes um favor a uma pessoa que não te agradece.

- Opção 1: Passas por cima disso, lembrando-te que não fizeste esse favor à espera da retribuição

- Opção 2: Sentes-te mal e lamentas ter feito um favor a alguém tão mal agradecido.



10) Não te apetece fazer sexo com o teu parceiro, porque há uma hora atrás, ele te tratou mal. Ele insiste. O que fazes?

- Opção 1: Dizes que quando és maltratada, não tens vontade de fazer sexo.

- Opção 2: Fazes sexo, mas sentes-te violentada.





Resultado:



9 negativos: As rédeas da tua vida têm fugido ao teu controle. Não estabeleces os teus próprios limites.7 negativos: Continuas com necessidade de agradar, a não ser em uma ou outra situação.

5 negativos: Metade da tua vida depende da outra pessoa. Não diriges a tua própria vida.

3 negativos: Governas a tua vida, mas ainda permites que os outros a manipulem.

1 negativo: Está no controle da tua própria vida e quase nunca perdes o controlo.

0 negativo: Parabéns!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa do Blog.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa do Blog.

Bibliografia do Blog


1. Apostila de Mada de Passos e Tradições- Rio de Janeiro

2. Mulheres Que Amam Demais – Robin Norwood

3. Meditações Diárias Pra Mulheres Que Amam Demais-
Robin Norwood

4. Amores que Matam -Patricia Faur